Leonardo Stoffels
3 min readJun 8, 2021

--

Sinais, Passo Fundo e Ufologia

Eu não quer acreditar, eu quero saber!

Recentemente comecei a me interessar por...ufologia. Sim, OVNIs, conspirações, alienígenas e essas coisas.

Esse assunto é bem legal, e me dá uma curiosa nostalgia de quando assisti Sinais (2002) pela primeira vez, há uns 15 anos atrás. Esse filme foi chocante para mim e meus amigos por um detalhe bem específico: há uma cena na qual uma apresentadora em um programa de TV anuncia a chamada de um vídeo sobre uma suposta aparição de um ET em uma festa infantil na cidade de Passo Fundo, Brasil. Bem, PF é um município gaúcho não muito distante do município em que eu sempre morei (Cerro Largo). Por que uma cidade média no interior do Rio Grande Sul seria mencionada em um filme de Hollywood? Até hoje não sei! Seja como for, espalhou-se entre meus amigos uma conversa de que algum conhecido nosso teria visto o mesmo vídeo exibido no filme em alguma reportagem do Fantástico sobre aparições de OVNIs muitos anos antes de Sinais chegar aos cinemas. Mais tarde consegui por as mãos no DVD do filme, onde nos extras é possível ver os bastidores da cena, com o diretor, o indiano M Night Shyamalan (na época uma grande promessa do cinema, hoje uma grande decepção) conversando com as crianças presentes na cena. Eu e a molecada sabíamos então que a cena não real, mas acreditávamos que era ao menos inspirada em fatos, e que houve alguma suposta aparição de OVNI em Passo Fundo.

Pois bem, a crença que eu e meus amigos tinhamos no ET de Passo Fundo partilha da mesma força que os ufólogos têm para com a sua área de estudo. Muitos acreditam que a humanidade é visitada por extraterrestres simplesmente porque querem acreditar. Não importa quantas vezes o governo libere documentos confidenciais sobre o assunto ou que estes arquivos sejam vazados para grandes jornais, sempre haverá a crença de que o Estado esconde evidências de que seres de outros planetas estão vivendo entre nós.

Minha esperança de que somos visitados por alienígenas perdeu força vertiginosamente quando tive contato com a obra de Carl Sagan - especificamente aquele que se tornaria um de meus livros favoritos, O Mundo Assombrado Pelos Demônios. O saudoso astrofísico norte-americano levantou muitos questionamentos sobre a ufologia e várias incoerências nas conspirações referentes a casos envolvendo OVNIs: por que seres que possuem uma tecnologia tão avançada a ponto de realizarem viagens intergalácticas não conseguem se proteger de um governo que, por comparação, parece tão arcaico? Se o exército mantém extraterrestres em cativeiro, por que outros alienígenas não descem dos céus para resgatá-los? Por que os aliens vêm sempre para cidades que ninguém sabe que existem e não para metrópoles como Nova York e Londres? Por que em casos de abdução raramente encontra-se um vizinho que testemunhe o fenômeno? Se os alienígenas querem discrição, por que não eliminam as memórias dos raptados?

E olha que os questionamentos acima são dos anos 90 (o livro citado é de 1995), ou poderiam ser (alguns eu mesmo formulei agora). Hoje em dia fica ainda mais difícil de acreditar nos ufólogos conspiracionistas, pois há celulares com câmeras HD ao alcance de qualquer pessoa. Por que, com o progresso da tecnologia, os relatos envolvendo OVNIs aparentemente diminuíram e não há um vídeo de boa qualidade que comprove a existência desses seres intergalácticos?

Bem, por mais que o avanço da internet e demais tecnologias tenha facilitado muitas coisas na vida, ele também tirou o prazer de outras. O mundo hoje parece menor e carente de coisas desconhecidas. Mistérios ainda existem, mas em menor proporção. Qualquer vídeo de alien, fantasma ou assombração logo é desmentido por um site de checagem anti-fake news ou pelo detetive do Fantástico, rapidamente transformado em meme e desvinculado de qualquer teor sobrenatural e assustador.

Por fim, mesmo com tanta implausibilidade nas teorias dos ufólogos, os segredos de Estado ainda conservam um certo interesse da minha parte. Mas o que eu queria saber mesmo é porque um filme de Hollywood sobre alienígenas fez referência a uma cidade gaúcha. Esse ainda é o maior dos mistérios…

--

--

Leonardo Stoffels

Estudante de psicologia; trágico,neurótico e paranoico, mas gente boa…ou não!